Cuidados com o RN nas primeiras horas de vida e durante seu crescimento e desenvolvimento:
Assim que nasce o RN precisa ser mensurado e suas digitais (Pé direito) colhidas.
A antropometria é um método simples, universal, não invasivo e de baixo custo, usado para avaliação do tamanho, proporções e composição do corpo humano. Como o crescimento e as dimensões corporais, em todas as idades, refletem a saúde e o bem estar de indivíduos e populações, podem, então, as medidas antropométricas ser usadas como indicadores de saúde, performance e sobrevivência.
Peso:
O crescimento em peso segue uma curva similar àquela da altura. O lactente dobra seu peso aos 5 meses, triplica-o com 1 ano e o quadruplica aos 2 anos. Entre 2 e 5 anos os aumentos anuais são similares. Subseqüentemente, os aumentos anuais crescem vagarosamente até o começo da puberdade.
Perímetro Cefálico:
O perímetro cefálico é descrito como a circunferência “frontoccipital” ou como a circunferência
“Frankfurt Plane”, correspondendo ao perímetro cefálico máximo.
Para a sua medida, SMITH, 1977(8), recomenda que a fita seja posicionada sobre a proeminência occipital e sobre o arco das sobrancelhas, lembrando que 1mm de espessura do couro cabeludo aumenta o perímetro cefálico em 6 mm. CAMERON, 1984
Perímetro torácico e abdominal.
Estatura:
É um processo multifacetado envolvendo fatores genéticos, nutricionais e ambientais (físicos e psicológicos). Distúrbios em qualquer destes podem alterar o crescimento. Um bom crescimento requer uma saúde ótima. O crescimento, do nascimento à adolescência, ocorre em 2 modelos distintos. O 1º (do nascimento até os 2 anos) é um crescimento rápido, mas com desaceleração. O 2º (de 2 anos até o começo da puberdade) mostra incrementos anuais mais consistentes e constantes.
O crescimento linear é medido em comprimento para < 2 anos, e como altura depois disto. Tipicamente, o lactente aumenta seu comprimento em 30% com 5 meses e aumenta 50% com 1 ano; a altura dobra com 4 anos. A velocidade de crescimento em estatura diminui até a chegada da puberdade. Se a puberdade estiver atrasada, o crescimento em altura pode cessar.
Digital do pé direito do RN:
e do polegar direito da mãe;
Estimular a amamentação ainda em SP:
Além disso tudo o RN ainda recebe 0,1ml de vitamina K, a ser administrado ainda na sala de parto, como prevenção ao risco de hemorragias.
Adorei o blog.. Xero..
ResponderExcluirEstou participando se poder participar tbm...
http://guiapraticodaenfermagem.blogspot.com.br/
Xeroo